737-Comida para Orixá é importante, mas sem reza não terá grande efeito.
Se pensarmos que Orixá come por comer e sem qualquer tipo de reza estamos totalmente enganados. Todos os rituais necessitam de rezas para que cada preceito seja acolhido pelo Orixá. Nós necessitamos agradar nosso Orixá com as rezas que exaltam o seu poder e participar das mesmas com a verdade de nossos corações, além da comida que ofertaremos ao mesmo.
Em alguns templos se entregam comidas e sem qualquer reza específica ao Orixá, o que parece algo rápido e que não consuma tempo, isso para Orixá é desagradável já que muitos Orixás gostam que se recitem as suas rezas com tranqüilidade e sem qualquer estilo de pressa dentro do ambiente de culto.
Infelizmente a falta de reza adequada faz com que a iguaria a ser ofertada perca a sua finalidade onde é justamente fazer com que Orixá nos possa ouvir, e também assim, nos possa atender em nossa necessidade, pois se oferecemos algo é porque necessitamos de alguma coisa e seja esta coisa qual for.
A reza preenche daquilo também que precisamos e que desconhecemos por nossa ignorância, e que somente Orixá conhece de nossas necessidades ou enfermidades, mas ele somente nos dará axé mediante as rezas que emanam as potencialidades de seu axé que nelas gozam do seu poder absoluto de criar o axé para o fim específico. “Ofertei comida a Exu, pois estava necessitando de seu apoio”, Exu conhece seus filhos e certamente sabe qual o problema mais específico, e por sua vez quer receber a sua iguaria com a sua reza que exalta as suas potencialidades e desta forma o tornando mais suscetível a receber nosso ritual, por causa da sua reza.
Por isso, para qualquer ritual sempre reze uma reza necessária, a fim de que o mesmo seja aceito e com mais intensidade para nós mesmos, pois ofertar comida sem reza e somente com saudações não verterá em boas respostas, pois nada como uma boa reza para acompanhar o ritual e assim satisfazer nosso Orixá e de fato!