O jogo-de-búzios necessita de preparação de quem for jogar

739-O jogo-de-búzios necessita de preparação de quem for jogar.

Toda a pessoa que joga o jogo-de-búzios deve ter boa preparação no sentido de entender como ele funciona em primeira análise quem joga deve ser iniciado no culto, mas só isso não garante que o jogo seja bem entendido e interpretado, pois que existem outros detalhes de importância dentro do mesmo.

Ao receber o jogo-de-búzios mais uma responsabilidade se apresenta com o mesmo, pois que não é um mero passatempo e sim um componente de importância pelo qual se orienta todos os rituais que se apresentam ao templo na vida dos rituais do mesmo.

Para os iorubás o jogo em si mesmo representa a divindade Orunmilá, ou seja, o conjunto de búzios representa este Orixá, mas no Brasil em muitos templos ele é destinado a Exu, como Orixá importante, e em outros um Orixá em particular e geralmente o iniciado no Ori do sacerdote ou sacerdotisa do culto.

Na maioria dos templos o jogo-de-búzios apresenta um Orixá respondendo mediante um Odu apresentado, e em templos mais preparados apresenta-se o Odu em si mesmo sem considerar um Orixá que esteja respondendo. Para os iorubás representa o Odu respondido por Orunmilá, que evidencia o diálogo entre ele e sua esposa Igba Odu sobre o Odu que se apresenta como resposta principal das indagações do sacerdote ou sacerdotisa do jogo apresentado.

Quem joga deve estar preparado, pois que a análise vai além das caídas obtidas no jogo. Não seria tão fácil assim jogar o jogo-de-búzios sem uma boa reflexão do mesmo, pois afinal estamos falando de Odu e que não pode ser simplificado como gostaríamos que assim o fosse. Em realidade o Odu é um início de outras respostas que virão com o tempo, pois que os detalhes são de importância profunda para que se possa obter uma resposta mais clara e objetiva.

Deixe um comentário