736-Os recém iniciados em alguns casos ficam decepcionados em se iniciar no Orixá.
Por que ocorre em alguns casos a decepção de quem se inicia ao Orixá há pouco tempo?
A primeira decepção são os maus tratos que os recém “iaô” recebem em sua casa de culto inicial (em alguns templos do afro-brasileiro de Candomblé, os maus tratos ocorrem com freqüência), e se arrependem amargamente por terem sido iniciados. Infelizmente esse problema é o campeão não só de desestímulo dos recém iniciados, como também do abandono final de quem acabou de se iniciar, pois muitos recém iniciados não aceitam serem maltrados, seja lá por que motivo for.
Outro motivo da desistência: com o tempo os tabus devem ser evitados a todo o custo e muitos recém iniciados não levam em consideração esta parte principal do culto ao Orixá, por isso abandonam.
Outros abandonam o culto no início, dado as festas de Orixá e outros rituais que requeiram a sua presença, afinal quase todo o final de semana existe algum ritual a ser formalizado pelo templo, o que exige a sua presença. Desta forma tendo que deixar a sua vida em particular, aquilo que era gostoso no final de semana, agora existe uma responsabilidade que muitos não querem assumir, e assim abandonam o culto depressa.
Os fracos de cabeça que só pensam que o culto é feito em facilidades, quando se deparam com todas as responsabilidades do culto ao Orixá querem ir embora correndo e sem voltar, porque toda esta responsabilidade envolverá em colocar a mão na massa, e assim suar a camisa do corpo para aquilo que acreditava certa vez e sem qualquer discernimento em especial.
Para cada caso, um caso específico, mas todos eles estão voltados principalmente a uma grande falta de um estágio inicial dentro do templo consagrado ao Orixá, ou seja, fazer a pessoa observar os sacrifícios necessários, para se tornar um “iaô” e, então poder conseguir entender o que ele terá após a sua iniciação, pois a vida sacerdotal é cheia de responsabilidades e é necessário que amemos o que teremos de enfrentar em nosso dia a dia dentro do culto ao Orixá.